O Mundo Plástico do Panda

05 setembro 2006

Dia 1 - Preparação das peças e montagem

E lá vamos nós...

Pra começar a montagem de qualquer kit, a primeira coisa a se fazer é lavar as peças para a retirada do deslmoldante que sobra do processo da fabricação, pra que ele não prejudique a fixação da tinta na pintura. É bem simples. Encha uma bacia com água e coloque um pouquinho de detergente. Mergulhe as árvores das peças dentro e deixe por alguns minutos. Depois é so enxaguar em água corrente e deixar secar. Muito cuidado com as peças pequenas e soltas. Após isso, estude detalhadamente o manual de montagem, e quais etapas você pode adiantar. Etapas de pintura inevitavelmente se intercalarão a montagem e esquecer uma delas é algo bem desagradável, hehe!

Pra quem ainda não conhece, essa foto mostra uma árvore de peças. Todas as peças de kits de plastimodelismo vem dessa maneira. Elas quase nunca vem pintadas. Essas vieram, e isso representará um problema logo a frente. Elas serão usadas para montar o bloco do motor e os cabeçotes. Pra retirar as peças é importante um estilete bem afiado e um alicate de corte pra retirar a peça da árvore sem danificá-la.

Como esse é meu primeiro passo a passo, também estou meio perdido. Pulei um pequeno pedaço na montagem dessa peça mas ficará fácil entender. O bloco do motor é composto de 3 peças. Elas foram coladas, e após isso, lixadas. Como o kit é ruim, eu já esperava emendas bem ruins pra se corrigir. Nada que muita lixa e putty (massa plástica) não resolvam. O limite pra essa correção é o limite da sua paciência. Ai fica claro o problema da pré-pintura. Depois da lixa, já era.

Os cabeçotes também são compostos de 3 peças, que foram coladas e posteriormente lixadas, até a eliminação total dos degraus na emenda. Quando vc. precisa eliminar frestas, ai é necessário usar o Putty. A pintura já foi pro beleléu também, mas não tem problema. O correto seria retirar a original com Soda Cáustica ou fluido de freio, mas minha saúde não permite mais essas aventuras. Vou pintar com uma base preto brilhante e depois tinta metálica por cima.

Parece que muito pouco foi feito, mas já gastei umas boas horas até aqui, entre limpeza, colagem e muito lixamento. Precisei usar até minha microretífica pra desbastar as peças. Pra continuar a montagem, precisarei finalizar a montagem do motor e pintar. Depois de colocá-lo no quadro, vai ficar complicado pintar alguma coisa. Esse começo costuma ser bem desanimador pra muita gente, mas em pouco tempo as peças começam a tomar forma e a vontade de finalizar aumenta.
Se você é iniciante e tem alguma dúvida, fique a vontade pra me contactar no thiagogm@tangramdesign.com.br que eu tentarei esclarecer na medida do possível. Você encontrará muita informação também no Fórum Webkits, o melhor fórum de plastimodelismo do país. Quer comprar uns kits, comece pela www.demarti.com.br, com meu amigo Celso.

Abraços do Panda.


1 Comments:

Postar um comentário

<< Home